Temperamento

O Malinois é uma companhia afectuosa e leal, que se revela gentil e paciente com as crianças. É um cão instintivamente protector, sem que seja impulsivamente agressivo, daí que seja aconselhável que o seu dono acompanhe o seu crescimento e o insira na família, por forma a não desenvolver comportamentos inadequados à raça. Na verdade, este cão aprecia a companhia da família e, se for bem acolhido, tornar-se-á num animal de estimação doce. Este é um cão obediente, dotado com grande capacidade de aprendizagem e inteligência, que precisa, no entanto, de uma educação sistemática e positiva. É igualmente um animal talhado para o trabalho, já que é determinado, corajoso e dotado com grande resistência à fadiga.

Padrão de Raça

APARÊNCIA GERAL

É um cão mediolíneo, harmoniosamente proporcionado, juntando elegância e poder, de tamanho médio, de musculatura seca e forte, inscrito em um quadrado; rústico, acostumado à vida ao ar livre e construído para resistir às variações atmosféricas tão freqüentes no clima belga. Pela harmonia de suas formas e o porte altivo da cabeça, o Pastor Belga deve dar a impressão dessa elegante robustez que se tornou um atributo dos representantes selecionados de uma raça de trabalho. O Pastor Belga será julgado nas suas posições naturais, sem contato físico com o apresentador. PROPORÇÕES IMPORTANTES: O Pastor Belga está inscrito em um quadrado. O peito desce até o nível dos cotovelos. O comprimento do focinho é igual ou ligeiramente superior à metade do comprimento da cabeça.

Orelha

Mais para pequenas, inseridas altas, de aparência nitidamente triangular,conchas bem arredondadas, as extremidades em ponta; rígidas, portadas retas everticalmente quando o cão está em atenção.

Anteriores

Ossatura sólida, mas não pesada. Musculatura seca e forte. Os anteriores são bem aprumados vistos de todos os lados e perfeitamente paralelos vistos de frente. Ombros: as escápulas são longas e oblíquas, os ombros bem colocados, formando com o úmero um ângulo suficiente e ideal de 110 a 115°. Braços: longos e suficientemente oblíquos.

Textura do Pelo

Em todas as variedades, o pelo deve ser sempre denso, fechado e de boa textura, formando com o subpelo lanoso uma excelente cobertura protetora.

Cabeça

Portada alta, longa, sem exagero, retilínea, bem cinzelada e seca. O comprimento do crânio e o do focinho são semelhantes, no máximo, com uma vantagem muito tênue para o focinho, o que confere ao conjunto uma impressão de fino acabamento.

Pescoço

Bem desenvolvido, ligeiramente alongado, bem musculoso, alargando-se gradualmente para os ombros e sem barbela. A nuca é ligeiramente arqueada.

Corpos

Muito firmes e nítidos. Metacarpos: fortes e curtos, os mais perpendiculares possíveis ao solo ou ligeiramente inclinados para a frente. Patas: redondas, pés de gato, dedos arqueados e bem fechados. Almofadas espessas e elásticas. Unhas escuras e grossas. Posteriores: poderosos, mas sem serem pesados; de perfil, os posteriores são bem aprumados e, vistos por trás, perfeitamente paralelos. Coxas: de comprimento médio, largas e fortemente musculosas. Joelhos: aproximadamente aprumados à garupa; angulação do joelho normal. Pernas: de comprimento médio, largas e musculosas. Jarretes: bem descidos, largos e musculosos. Moderadamente angulados. Metatarsos: sólidos e curtos. Ergôs não são desejados. Patas: podem ser ligeiramente ovais. Dedos arqueados e bem fechados. Almofadasespessas e elásticas. As unhas são escuras e grossas.

Pelo Curto

O pelo é muito curto sobre a cabeça, na face externa das orelhas e na parte inferior dos membros. É curto sobre o corpo e mais abundante na cauda e ao redor do pescoço, onde forma uma juba que nasce na base das orelhas,estendendo-se até a garganta. A parte traseira das coxas também é franjada de pelos mais longos. A cauda é eriçada, mas não forma penacho. Os Malinois são de pelo curto. COR: Máscara: nos Tervueren e nos Malinois, a máscara deve ser muito bem pronunciada e tender a englobar os lábios superiores e inferiores, a comissura labial e as pálpebras em uma só zona preta. Foi definido um mínimo de 6 pontos de pigmentação: as duas orelhas, as duas pálpebras superiores e os dois lábios (superior e inferior) devem ser pretos. cobertura protetora.

REGIÃO CRANIANA

De largura média, em proporção ao comprimento da cabeça; a testa mais para plana que arqueada e o sulco sagital pouco acentuado. Vistas de perfil, as linhas superiores do crânio e do focinho são paralelas. Crista occipital pouco pronunciada, arcadas superciliares e zigomáticas não proeminentes.

Tronco

Grande sem ser pesado. O comprimento da ponta do ombro até a pontada nádega é aproximadamente igual à altura na cernelha. Linha superior: a linha superior do dorso e do lombo é reta. Cernelha: acentuada. Dorso: firme, curto e bem musculoso. Garupa: bem musculosa; inclinada muito ligeiramente; suficientemente larga, massem excesso. Peito: pouco largo, mas bem descido. As costelas arqueadas em sua parte superior. Visto de frente, o ante peito é pouco largo, sem ser estreito. Linha inferior: começa abaixo do peito e levanta-se ligeiramente em uma curva harmoniosa em direção ao ventre, que não é nem pendente, nem esgalgado, mas ligeiramente elevado e moderadamente desenvolvido.

Movimentação

Viva e livre em todos os seus tipos. O Pastor Belga é um bom galopador, mas sua movimentação habitual são os passos e especialmente o trote. Os membros se movem paralelamente ao plano mediano do corpo. Em grande velocidade, os pés se aproximam do plano mediano (single tracking). No trote, a amplitude é média, o movimento é regular e fácil, com uma boa propulsão dos posteriores. A linha superior permanece bem firme, sem que os anteriores sejam levantados muito alto(Hackney). Constantemente em movimento, o Pastor Belga parece incansável. Seu modo de andar é rápido, elástico e vivo. Ele é capaz de fazer uma mudança repentinade direção em plena velocidade. Pelo seu temperamento exuberante e seu desejo de guardar e proteger, ele tem uma tendência a se movimentar em círculo. Pele: elástica, mas bem estendida sobre o corpo; borda dos lábios e das pálpebras bem pigmentadas.

Encarvoado

Para os Tervueren e os Malinois, encarvoado significa que os pelos têmuma extremidade preta, que sombreia a cor de base. Esse preto é de toda maneira em forma de “chama”, e não pode estar presente nem em grandes placas, nem em verdadeiras listras (tigrado). Entretanto, a cor fulvoencarvoado é a preferida. O fulvo deve ser saturado, mas não deve ser nem claro nem esmaecido. Qualquer cão cuja cor seja diferente da fulvoencarvoado ou que não responda à intensidade desejada não poderá ser considerado um exemplar de elite. Malinois: unicamente fulvoencarvoado com máscara preta. Para todas as variedades: um pouco de branco é tolerado no peito e nos dedos.

REGIÃO Facial

Trufa: preta. Focinho: de comprimento médio e bem cinzelado debaixo dos olhos, diminuindo gradualmente em direção ao nariz, em forma de cunha alongada; cana nasal reta e paralela à linha superior prolongada da testa. Boca bem aberta significa que: as comissuras labiais são puxadas bem para trás; os maxilares estão bem afastados. Lábios: finos, bem fechados, e fortemente pigmentados. Maxilares / Dentes: dentes fortes e brancos, regulares e fortemente inseridos nos maxilares bem desenvolvidos. Articulados em tesoura; a mordedura em torquês, que é preferida pelos condutores de rebanhos e gados, é tolerada. Bochechas: secas e bem planas, embora musculosas. Olhos: de tamanho médio, nem proeminentes, nem profundos; ligeiramente amendoados; oblíquos; de cor marrom, de preferência escuro; borda das pálpebras, pretas; olhar direto, vivo, inteligente e interrogador.

Cauda

Bem inserida, forte na base, de comprimento médio, atingindo o jarrete ou o ultrapassando de preferência. Em repouso, é portada pendente, a ponta ligeiramentecurvada para trás no nível do jarrete. Em ação, mais elevada, sem ultrapassar a horizontal. A curva em direção à ponta é mais acentuada, sem que ela nunca forme um gancho ou um desvio.

Pelagem e Variedades

O pelo é de comprimento, de direção, de aspecto e de cor variada nos Pastores Belgas, esse ponto foi adotado como critério para distinguiras 4 variedades da raça: o Groenendael, o Tervueren, o Malinois e o Laekenois. Essas quatro variedades são julgadas separadamente e podem obter, cada uma, uma proposição de CAC, de CACIB ou reserva deles.

Tamanho

Altura na cernelha: a altura desejada é em média de: 62 cm para os machos e 58 cm para as fêmeas. Limite: menos 2 cm, mais 4 cm. PESO: Machos: entre 25 e 30 kg. Fêmeas: entre 20 e 25 kg. Medidas: medidas médias normais de um cão Pastor Belga, macho de 62 cm na cernelha:· comprimento do corpo (da ponta do ombro à ponta da nádega): 62 cm.· comprimento da cabeça: 25 cm.· comprimento do focinho: 12,5 a 13 cm

Fonte:

Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC.org

Pequena História

O Malinois é uma companhia afectuosa e leal, que se revela gentil e paciente com as crianças. É um cão instintivamente protector, sem que seja impulsivamente agressivo, daí que seja aconselhável que o seu dono acompanhe o seu crescimento e o insira na família, por forma a não desenvolver comportamentos inadequados à raça. Na verdade, este cão aprecia a companhia da família e, se for bem acolhido, tornar-se-á num animal de estimação doce. Este é um cão obediente, dotado com grande capacidade de aprendizagem e inteligência, que precisa, no entanto, de uma educação sistemática e positiva. É igualmente um animal talhado para o trabalho, já que é determinado, corajoso e dotado com grande resistência à fadiga.

+55 11 9 8106.7873

canildudrillranch@gmail.com